terça-feira, 29 de junho de 2010

"UMA ESCOLA QUE DÁ FRUTOS"

ESCOLA MUNICIPAL APÓSTOLO PAULO PARTICIPA DE MUDANÇAS SOCIOAMBIENTAIS E APRESENTA TRABLAHOS NO I SEMINÁRIO DE AGENTES


A formação de Agentes e Educadores socioambientais é um dos eixos de atuação da Campanha Y Ikatu Xingu, em desenvolvimento desde 2004.
Visa Formação Humana junto a diferentes grupos sociais, contribuindo para uma interação positiva entre Ser e Ambiente. E amplia gradativamente a percepção sobre a proximidade e a importância da natureza em nossas vidas.
A partir do Curso de Agentes ambientais, a escola Apóstolo Paulo(Serrinha-MT), através da coordenação de Rosenilde Nogueira Paniago e Elma Gomes de Moraes, as professoras: Patricia Bortolluzzo, Sidna de Jesus Carvalho e demais profissionais da escola, vem realizando diversos trabalhos de pesquisas voltados à Ação do Homem no ambiente, Produção de Alimentos (sabor do cerrado), Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas, Sistemas Agroflorestais, entre outros. Além de oportunizar melhoria nas Práticas Pedagógicas essas pesquisas também foram reconhecidas publicamente e até premiadas a nível Municipal e Estadual.
A Escola participou do I SEMINARIO de AGENTES SOCIOAMBIENTAIS DO XINGU, realizado no município de Canarana. Onde expôs: painéis, mostra de sementes, produtos alimentícios originados do cerrado, registros fotográficos, publicou e distribuiu cópias do primeiro livro “OS FRUTOS DO CERRADO E AS HORTALIÇAS ORGANICAS NO CARDÁPIO DA ESCOLA APÓSTOLO PAULO”.
Também participou ativamente de outras oficinas: “Elaboração e Gestão de projetos Socioambientais” (Rodrigo Junqueira (ISA); “Coleta e Comercialização de Sementes Florestais”, (Eduardo Malta Nicola Costa -ISA e Ivan Loch (Secretaria de Agricultura Canarana) e “Alternativas Pedagógicas e o Desenvolvimento da Criança”, (Vanda Amaro e Luana Pimentel -Escola Waldorf Livre Moara, Brasília-DF. “Os Povos Indígenas do Brasil e do Xingu: quem são, como vivem e quais são seus costumes” ( instrutores Majoi Gongora (ISA) e Takã Ywalapti);”Oficina de Culinária do Cerrado”-instrutor: Edmo Correa e participação das professoras: Sidna de Jesus Carvalho e Patricia Bortulluzo.
Durante o encerramento foi oferecido um delicioso Coquetel com cardápio de furtos do cerrado. Preparado pelas agentes sócio ambientais da E. M. Apóstolo Paulo. E lançamento do livro “Plantando árvores, mudando vidas: a educação agroflorestal no Xingu”, onde a escola também se destaca com algumas paginas intitulada “AGROFLORESTA NA SALA DE AULA: Uma escola que dá frutos”.
A toda comunidade de Serrinha, Prefeitura Municipal de Água Boa, parceiros e colaboradores que possibilitaram o desenvolvimento de tantos trabalhos de grande relevância Social e Pedagógica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário