quarta-feira, 8 de junho de 2011

MÓDULO - IV

Apontamentos sobre a História do Negro no Brasil.




Com o objetivo de proporcionar a sensibilização sobre a valorização da identidade negra e a diversidade de raças que originou o povo brasileiro, essa aula foi planejada para um publico alvo de alunos de 3 ANO das series iniciais.Conforme consta no documento serão desenvolvidas aproximadamente duas semana de aula para alcançar resultados satisfatórios, conforme o esperado.
Inicialmente, foi desenvolvido entre os cursistas e professores: Professora regente de sala Patrícia, e como ajudantes: Josenilde e Eduardo, procurando na medida do possível integrar as disciplinas de Linguagem, de Artes e de Historia.
Em primeiro momento foi realizada uma entrevista oral para observação os possíveis problemas raciais existentes entre o publico e para conhecimento prévio do perfil da clientela e identificar a bagagem que teriam sobre determinado conteúdo, que facilitaria as dos eventuais intervenções necessárias.
Logo a turma se mostrou muito interessada pelo assunto, também contribuíram enriquecendo a aula com diversidade de cultural, tais como: danças, comidas, raças, religiões, e até resgataram alguns conhecimentos que foram aplicados anteriormente em comemorações de datas especificas.
Os alunos demonstraram curiosidade enquanto todos os professores se posicionavam a respeito da temática. E logo após a exposição do filme “A Menina Bonita do Laço de Fita” o clima da sala ficou incontrolável, porque todos queriam falar referenciando o filme com pontos de discriminação, preconceito quanto às diferenças raciais, entre outros, que ocorriam no espaço escolar e até em suas vidas.
Em seguida, foi colocado para apreciação e para cantar para cantar a musica “O Conto das Três Raças com Clara Nunes. Na oportunidade fez-se a discussão sobre a música e sobre a cultural de algumas raças. Houve momento para as crianças se expressarem através da dança, entre outras expressões.
Considerando que somos co responsáveis para desmitificar o preconceito racial das escolas e oportunizar espaço para reflexão para haver mudanças na escola e na sociedade, pode-se afirmar que este trabalho correspondeu de forma satisfatória com o objetivo proposto e o resultado foi consolidado através de um vídeo e divulgado, entre os alunos e através de blogs.
A nossa sugestão é que em outras aulas possam continuar com este trabalho de forma interdisciplinar e que com esta inovação os alunos possam melhorar ainda mais quanto à aquisição de conhecimentos e ampliar sua sensibilização a respeito do problema.




MODULO – III LONGO PERIODO DE ESCRAVIDÃO

Através do Regime Escravocrata brasileiro, a classe negra que vivia sob a opressão dos seus donos passava por situações desumanas de abusos morais, pessoais, entre outros. Mesmo com esta vida árdua com jornada dupla de trabalho que necessitava de grandes esforços e muitas vezes eram severamente punidos até mesmo com castrações, chicoteadas e com vidas, nunca se entregaram aos caprichos dos feitores ou de seus donos.
Quando não suportavam tamanha ignorância, preferiam atentar contra sua própria vida ou provocava rebeliões, do que ser obedientes ás agressões desumanas. Segundo estudiosos suas manifestações culturais eram voltadas às ações de resistência e os quilombos serviam de ponto de apoio de grandes ações contra as orientações escravocratas.
Esse longo período de escravidão se atribui ao fato de que desta exploração do trabalho escravo foi conquistado grandes riquezas que teve excelente participação no desenvolvimento econômico da humanidade. Mesmo não obtendo lucros sobre os produtos do seu trabalho eles tinham que descobrir novas formas e técnicas rentáveis de produção e, sendo assim não podiam seres liberados facilmente e por este motivo foi longo o período de escravidão.

MODULO II - POLITICAS AFIRMATIVAS

Com a vinda dos negros do outro lado do Atlântico enriqueceu a historia brasileira, pois além de mão de obra contribuíram com seus costumes, com sua rica cultura Africana, entre outros. Desde seus primórdios quilombos e até na atualidade é evidente a constituição sólida de organizações sócias e lutas pela conquista do espaço da classe negra.
Ao longo do tempo os movimentos sociais e forças vindas de políticas publicas contra estereótipos e discriminação racial deu um novo cenário brasileiro em relação a evolução contra o reforço às diferenças sociais em vários aspectos.
Com a Ação de Expressão Afirmativa está causando uma verdadeira evolução, com inúmeras conquistas e até mesmo, reconhecimento publico. As áreas que estão em destaque são: trabalho, onde algumas empresas adotam medidas que visam à valorização profissional e a extinção da discriminação; relação de gêneros, onde desigualdade está sendo superada, a cada dia a mulher se destaca no mercado social, como prova disso temos uma Presidente que governa o nosso País; pode-se citar a garantia de cotas oferecidas por Universidades e através de concursos públicos ás diferenças raciais, necessidades especiais, entre outros para ingresso e provimento de vagas.
Outro fator relevante é o olhar diferenciado aos indígenas, com progressão funcional, capacitações, educação, assistência e tratamento de saúde e a inclusão desta classe nos últimos tempos. Com alguns conjuntos de ações direcionadas à esta problemática está articulando e proporcionando cada vez mais i inclusão social em diversos níveis.