terça-feira, 29 de junho de 2010

"UMA ESCOLA QUE DÁ FRUTOS"

ESCOLA MUNICIPAL APÓSTOLO PAULO PARTICIPA DE MUDANÇAS SOCIOAMBIENTAIS E APRESENTA TRABLAHOS NO I SEMINÁRIO DE AGENTES


A formação de Agentes e Educadores socioambientais é um dos eixos de atuação da Campanha Y Ikatu Xingu, em desenvolvimento desde 2004.
Visa Formação Humana junto a diferentes grupos sociais, contribuindo para uma interação positiva entre Ser e Ambiente. E amplia gradativamente a percepção sobre a proximidade e a importância da natureza em nossas vidas.
A partir do Curso de Agentes ambientais, a escola Apóstolo Paulo(Serrinha-MT), através da coordenação de Rosenilde Nogueira Paniago e Elma Gomes de Moraes, as professoras: Patricia Bortolluzzo, Sidna de Jesus Carvalho e demais profissionais da escola, vem realizando diversos trabalhos de pesquisas voltados à Ação do Homem no ambiente, Produção de Alimentos (sabor do cerrado), Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas, Sistemas Agroflorestais, entre outros. Além de oportunizar melhoria nas Práticas Pedagógicas essas pesquisas também foram reconhecidas publicamente e até premiadas a nível Municipal e Estadual.
A Escola participou do I SEMINARIO de AGENTES SOCIOAMBIENTAIS DO XINGU, realizado no município de Canarana. Onde expôs: painéis, mostra de sementes, produtos alimentícios originados do cerrado, registros fotográficos, publicou e distribuiu cópias do primeiro livro “OS FRUTOS DO CERRADO E AS HORTALIÇAS ORGANICAS NO CARDÁPIO DA ESCOLA APÓSTOLO PAULO”.
Também participou ativamente de outras oficinas: “Elaboração e Gestão de projetos Socioambientais” (Rodrigo Junqueira (ISA); “Coleta e Comercialização de Sementes Florestais”, (Eduardo Malta Nicola Costa -ISA e Ivan Loch (Secretaria de Agricultura Canarana) e “Alternativas Pedagógicas e o Desenvolvimento da Criança”, (Vanda Amaro e Luana Pimentel -Escola Waldorf Livre Moara, Brasília-DF. “Os Povos Indígenas do Brasil e do Xingu: quem são, como vivem e quais são seus costumes” ( instrutores Majoi Gongora (ISA) e Takã Ywalapti);”Oficina de Culinária do Cerrado”-instrutor: Edmo Correa e participação das professoras: Sidna de Jesus Carvalho e Patricia Bortulluzo.
Durante o encerramento foi oferecido um delicioso Coquetel com cardápio de furtos do cerrado. Preparado pelas agentes sócio ambientais da E. M. Apóstolo Paulo. E lançamento do livro “Plantando árvores, mudando vidas: a educação agroflorestal no Xingu”, onde a escola também se destaca com algumas paginas intitulada “AGROFLORESTA NA SALA DE AULA: Uma escola que dá frutos”.
A toda comunidade de Serrinha, Prefeitura Municipal de Água Boa, parceiros e colaboradores que possibilitaram o desenvolvimento de tantos trabalhos de grande relevância Social e Pedagógica.


EDUCAÇÃO NO CAMPO:lições, sustentabilidade e consciência ambiental





















ALÉM DA CONSTITUIÇÃO DE DIVERSAS PEDAGOGIAS, TAMBÉM COMPÕEM O PARADIGMA DA E.M. APÓSTOLO PAULO OS ESTUDOS SÓCIO-AMBIENTAIS,SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DO CAMPO, QUE COMPREENDEM O TRABALHO NA TERRA E A EDUCAÇÃO ESSENCIAL PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE SAÚDE E DE VIDA DA COMUNIDADE DE SERRINHA E ÁREA DE ABRANGÊNCIA.

Eu Sou Brasileira... com muito Orgulho, com muito Amor! PARABÉNS BRASIL!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

EVOLUÇÃO DO HOMEM E A TECNOLOGIA

METODOLOGIA E TECNOLOGIA

Tecnologia passa por um processo contínuo de várias transformações necessárias para melhorar a qualidade de vida do ser humano e da interação deste com a natureza.
Desde os primórdios há produção de instrumentos dos mais primitivos até os modernos, onde sofre modificações,aprimoramentos e melhorias através de conhecimentos científicos.
Fazer pedagogia com esse patrimônio da humanidade e utilizando-o como metodologia, é de grande importância no processo formativo dos educandos. Os ambientes virtuais de aprendizagem oferecem uma gama incalculável de condições de informação, comunicação, interatividade, compartilhamento de idéias, entretenimentos, entre outros.
Com essa ferramenta os blogueiros (as) proporcionam intercambio de desenvolvimento de aprendizagem entre educadores, alunos e outros interessados e promove a extensão das potencialidades humana em várias dimensões.

ESCOLA APÓSTOLO PAULO "EM MOVIMENTO"

A Escola Municipal Apóstolo Paulo, localiza-se no Distrito Serrinha, área rural, dista à 100 km do município de Água Boa. A escola atende alunos oriundos do assentamento e área de abrangência. Possui aproximadamente, 110 famílias distribuídas na área urbana e área rural. A questão de fonte de renda é um desafio, na década de 90, destacou-se na região pela produção da banana, atualmente produz: arroz, soja, milho e criação de gado. Nesse cenário histórico a escola surgiu como um lugar privilegiado e com seu papel de ensinar e incentivar a busca pela melhoria da vida no campo. Nesses últimos anos, com seu jeito próprio de ser e transmitir conhecimentos promoveu mudanças significativas, se tornou um referencial no desenvolvimento de projetos vinculados aos saberes próprios dos alunos e ao seu meio. Despertando a consciência de preservação ambiental cooperativismo e de produção de alimentos com sustentabilidade.