
MANUAL DE AGRICULTURA NATURAL
PLANTAS COMPANHEIRAS
Os insetos são olfativos. As culturas possuem um cheiro característico que atrai seus inimigos ou predadores. Certas ervas, plantadas juntos com essas culturas confundem o olfato do inseto e deminuilhe o ataque . Algumas plantas eliminam ácidos pelo seu sistima radicular, os quais inibem a multiplicação de outras plantas consideradas ervas daninha.
Vejamos algumas combinações úteis de plantas companheiras:
Girassol e milho:
Plantar o girassol cercando uma roça de milho , por que as lagartas que atacam o milho preferem comer o girassol e deixam o milho se desenvolver.
O gergelim e a Saúva:
As saúvas gostam muito das folhas de gergelim , porem s folhas do gergelim têm substancias que acabam matando os fungos que alimentam as saúvas. Planta gergelim no aceiro de roçado.
Caruru ou bredo de espinho:
O caruru ou bredo de espinho deve ser plantado ou permitido o seu crescimento livre nas ruas dos canteiros de beterraba. Serve para manter a vaquinha um inseto que corta as folhas da beterraba, ocupada com as folhas de caruru .
Rabanete:
O rabanete planado perto de pepino e vagem ,afugenta os insetos que iriam atacar estas hortaliças.
Cravo de defunto:
Planta-se denteio das culturas para controle do nematoides.
Salssão:
O salssão plantado dentro de canteiros de couve-flor e couve comum afugenta os insetos que iriam atacar as couves.
Plantando alho dentro da plantação de batata as pragas São repelidas
Mucuna Preta:
Plantando-se linhas de mucuna preta, intercaladas na cultura do milho o ataque do carucho e traça, no corpo são reduzidos em 90% a mucuna preta tambem e excelente para adubação verde e para controlar o aparecimento da tiririca ou capim alho.
Manjericão:
Plantar manjericão perto da horta e nas ruas dos canteiros, evita o ataque de pragas para as hortaliças.
Alecrim:
O alecrim plantado dentro dos canteiros de repolho e couve, afasta a borboleta, antes que ela realize posturas de ovos que venham gerar lagartas para as culturas.
Mamona:
A mamona repele mosquitos, é muito útil planta-la ao lado de água parada.
Feijão de porco:
O feijão de porco plantado em locais infestado com tiririca ou capim alho, controla esta erva daninha, uma vez que suas raízes liberam toxinas no solo que controlam a multiplicação da tiririca.
Gerânio:
O gerânio plantado na horta afasta os insetos.
Pimenta:
A pimenta plantada dentro da horta também afasta os insetos . A pimenta malagueta macerada e mantida de molho por 24 horas , depois coada e pulverizada , repele insetos de fruteiras e hortaliças . Usam-se cerca de 10 a 20 gramas por litro de água . Se for macerada e colocada na água com um pouco de sabão derretido até cobrir o macerado , pulverizando ou pincelando sobre as plantas controla pulgões , cochinilhas e trips.
Hortelã:
A hortelã da folha miúdas plantadas nas bordaduras dos canteiros de hortaliças , impede o ataque de formigas .
Alface:
O alface plantado com a cenoura e o rabanete torna-o mais macio e com a cebola dá-lhe proteção contra as lesmas.
Cenoura:
A cenoura vai muito bem quando plantada com o alface, feijão , cebola , cebolinha , alho , rabanete , tomate , alecrim.
Feijão:
Os feijões em geral , vão muito bem com milho , batata , cenoura , pepino , couve-flor , repolho e ervas aromáticas.
INSETICIDAS NATURAIS
Urtiga:
A urtiga é indicada para controle de pulgões e como adubo foliar.
500 gramas da planta inteira fresca ou 100g de urtiga seca e 10 litros de água.
A urtiga e macerada e colocada na água por 2 dias ou curtida por 15 dias. A primeira forma é para aplicação imediata sem diluição e a Segunda deve ser diluída em 1 parte de liquido curtido para 10 litros de água. Como adubo foliar usar o liquido curtido na proporção de 1 :1
Fumo:
existe varias maneiras de ser preparado inseticida natural a base de fumo. o fumo tem ação contra pulgões ,cochonilhas ,larvas e largatas de mariposas como se prepara:
1-50 g de fumo de rolo picado ,fervido em 44 litros de água e depois coado e completado o volume para 5 a 6 litros de água , para pulverizar as plantas contra pulgões e cochonilhas.
2- 10 cm de fumo de rolo ,5 litros de água ,5 litros de álcool .picar o fumo juntar com água e alcóol , deixar curtir por 1 dia . diluir na proporção de litro da mistura para 10 litros de água. Pulverizar nas plantas para controle de pulgões , cochonilhas e lagartas . não guardar para aplicar de pois , perde o efeito.
3- 150 a 300 gramas de folhas de fumo seca ,cozidas em 5 litros de água por 30 minutos . coar e pulverizar nas plantas se m diluição.
ANGICO
1 kg de folhas de angico maceradas e colocadas em 10litroas de águas para curtir por um período mínimo de 10 dias. Quanto mais tempo ficar mais forte o produto. Coar e aplicar na diluição de 1 litro na diluição de 1 litro de água . serve para controle de lagartas ,vaquinhas pulgões ,cochonilhas.
CEBOLA
Esmagar 10 gramas de cebola para cada litro de água , coar e aplicar 3 vezes a cada 3 dias ,. Atua contra pulgões , cochonilhas e ácaros.
CEBOLINHAS
Colher um molho de folhas de cebolinhas de cebolinha, de manhã cedo. Colocar em uma vasilha e despachar água fervendo deixar repousar por 20 minutos e pulverizar sem diluição. E usado contra mofos em geral.
CONFREI
1 kg de folhas e talos de confrei, triturados com água em um liguidificador e deixados em infusão por 10 dias. Depois acrescentar 10 litros de água , coar e pulverizar nas plantas contra pulgões tambem atua como adubo foliar.
CRAVO DE DEFUNTO
1 kg de folhas e talo de cravo de defunto, macerados em 10 litros de água, depois colocados para ferver durante meia hora, ou colocado de molho de 2 a 3 dias. Coar e pulverizar nas plantas para controlar pulgões , ácaros e algumas lagartas.
CAMUMILA
1 kg de folhas e flores de camomila, macerados e colocados para ferver por meia hora em 10 litros de água . coar e pulverizar molhando bem as plantas.
Atua como revigorante de plantas fracas e controlador de algumas doenças vegetais.
TOMATEIRO
1- Num frasco de capacidade de 2 litros , colocar meio quilo de folhas e talos de tomateiro bem picados , adicionar 1 litro de álcool e deixar em repouso por alguns dias. de pois coar , diluir um copo de extrato para 10 litros de água e pulverizar nas plantas para controle de pulgões.
2- Ferver por aproximada mente por 1 hora ,25 quilos de talos e folhas de tomateiros em deis litros de água, tudo mais picado possível, adicionar 100gramas de carbonato de sódio de pois de fervido, coar, complementar para 100 litros de água e pulverizar nas plantas. Serve para pulgões e pequenos insetos.
MANIPUEIRA
O uso de manipueira pura diretamente nas cova, 15 dias antes do plantio e na dosagem de 1 a 1,5 litros por cova controla totalmente os nematoides.
LEITE DE VACA
O leite de vaca usado cru numa diluição de 10 a 20 % e indicado para controle de ácaros
E ovos de diversas lagartas, sendo ainda atrativo para lesmas e utilizado no combate de varias doenças fúngicas e viróticas . na concentração de 5% ( 1 litro de leite cru em 19 litros de água 0 , pulverizado sobre as plantas, por baixo e por cima , é eficiente n controle do oídio, principalmente em curcubitánceas
URINA DE VACA
A urina de vaca usada é utilizada como fungicida e para fortalecer a planta. Deixar descansar por 3 dias
BANANEIRA
Espremer os caules da bananeira, retirando deles o caldo. Fornecer aos bezerros até enquanto durar a diarréia .
FUMO
• 250g de fumo de corda
• 30g de sabão
• 4 l de água
Misturar estes ingredientes e ferver durante meia hora. Diluir um litro da solução em 4 litros de água.
Indicações: ferrugem do feijão, mosca branca
FUMO + CAL VIRGEM
• 5kg de fumo de corda
• 250g de cal virgem
• 20L de água
Aquecer e deixar por 24h o fumo de corda picado na água. Após este tempo, coar e manter em ambiente fechado e abrigado da luz. Utilizar um litro dessa solução para 20de água e acrescentar 250g de cal virgem, logo após pulverizar.
Indicações: controle de carrapatos
URTIGA
• 2kg de urtiga
• 50litros de água
• 50g de pó de barro ou argila
Junte num recipiente a urtiga com o pó de barro em 5 litros de água. Deixe a mistura curtir por 2 dias. Coar e pulverizar as plantas diluindo 1 copo do produto em 15liros de água.
Indicações: broca pequena do tomateiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário