sexta-feira, 17 de junho de 2011

MINHA AULA

Minha aula no portal.
No primeiro momento tive muitas dúvidas de como entrar no Portal do Professor para postar uma aula, pois não tinha nem o hábito de usar as aulas do Portal para trabalhar com meus alunos, não por querer, mas porque não havia internet e também só havia ouvido falar do Portal.
Depois que fiz o cadastro no Portal e comecei a navegar por ele percebi quantas coisas boas temos para nos ajudar, pena que não sabemos usar todas.
Quando fiz a aula, não tive muita dificuldade em fazer e nem postar, mas o que achei difícil foi o tempo que eles demoram em avaliar a aula, pois até hoje eles não me responderam, não sei se a minha aula foi aceita ou não.

AVALIAÇÕES DE PRODUTOS DA MULTIMIDIA

Por inúmeras vezes naveguei no Portal do Professor, e até mesmo utilizei de sugestões de atividades no meu dia-a-adia. O que mais me impressionou sobre esta ultima navegação, foi a animação referente “Ratos de Rua” me impressionou a dimensão da emoção transmitida através deste trabalho, com acompanhamento da musica, que não foi inserido no contexto da apresentação a linguagem falada e nem a escrita para abordar os problemas enfrentados pelas crianças abandonadas nas ruas, especialmente em cidades de grande porte.
De forma analógica, tratando as crianças de rua como ratos e por meio da tecnologia o professor destacou imagens tristes e fortes que sensibilizou os alunos do Ensino Médio e a nós educadores sobre um assunto de extrema relevância social e que necessita de um olhar com muita atenção, especialmente de políticas públicas para dar um novo rumo a esta historia tão dramática.
A linguagem utilizada para representar o vídeo oportuniza a sua utilização de inúmeras maneiras para o processo educativo. Com o objetivo de provocar reflexão e fomentar a fala dos alunos sobre vários problemas sociais relacionados com esta animação, que se encontram ao nosso redor e visualização dos descasos de muitos governantes. Diante desta problemática, este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Sociologia no Ensino Médio, ressaltando as Desigualdades Sociais, que também esta inserida na Grade Curricular da Escola.
Esta atividade foi realizada de forma coletiva, onde houve discussões e questionamentos sobre diversos vídeos que seriam encontrados e que teriam importância para nosso trabalho pedagógico.

Produtos e Objetos do Portal do Professor

Conhecendo repositórios de material digital
Nesta navegação pelo Portal do Professor, tive acesso a vários produtos e arquivos que me chamaram a atenção, pois são sugestivos ao enriquecimento de minha Prática Pedagógica. Realmente ele pode ser visto como uma biblioteca virtual e subsidiam nosso cotidiano, dando mais inovação e sabor as suas aulas.
A partir da avaliação dos diversos produtos, pude concluir que a nossa escola está bem servida de Equipamentos e Recursos Tecnológicos, que hoje são indispensáveis para o desempenho de nossa função e para a qualidade do aprendizado dos nossos alunos.
Mas para acompanhar os avanços da modernidade em que vivemos o ensinar exige um domínio destas ferramentas. Para oportunizar ao aluno o desenvolvimento do seu potencial, e prepará-lo para enfrentar qualquer escola por onde passar e, especialmente enfrentar o mundo complexo.
Dentre dos produtos avaliados me despertou interesse pela “Série da Geração e Saúde” e está relacionado com minha graduação que é Ciências Biológicas. Foi criada em 2006, destaca episódios que acontecem na vida dos adolescentes enfocando saúde da pele, do corpo, entre outros conteúdos que atraem esse publico.
Através de arquivos da Plataforma Linux (Educacional) no laboratório de informática, eles podem acessar este e outros arquivos e sites de extrema relevância para esta galera, tais como:
ü http://portaldoprofessor.mec.gov.br
ü http://www.dominiopublico.gov.br
ü http://tvescola.mec.gov.br
ü http://rived.mec.gov.br,

MIDIAS DIGITAIS

Diante desse novo cenário educacional, com essa quantidade de informações que temos a nossa disposição, surge uma nova demanda para o professor, saber usar pedagogicamente as mídias digitais. Elas desempenham um papel importante na socialização do ser humano influenciando o modo de vestir, falar, pensar ,além de comportamentos e valores. Elas atuam como referencial na vida dos jovens , crianças e adultos quanto a forma de ser e agir. Na escola a integração das mídias pode ser realizada como objeto de estudo ou recurso de ensino. Por isso exige do professor um conhecimento mais amplo dessas mídias, pois quando é bem preparada pelo professor, enriquece a aula e o ambiente escolar e proporciona a aprendizagem mais significativa.

3.1 DIÁRIO DE BORDO

O trabalho do Professor Lucas Ciavatta no “Bloco Passo” revela a sintonia de vários corpos acompanhando o mesmo ritmo musical. O vídeo evidencia que com força de vontade e com os mesmos objetivos podemos estar ao mesmo tempo sincronizados produzindo um grande trabalho de forma integrada com qualidade e sem perder a classe.
O passo nos faz refletir sobre as diversas formas de desempenhar o trabalho coletivo. Embora cada um tenha suas diferenças individuais, sua cultura sua bagagem de conhecimento, mas quando está em equipe deve se esforçar e entender o objetivo da ação e se colocar como alguém que é capaz. E mesmo de forma diferente podem juntos produzir conhecimentos de maneira compartilhada.
O que se percebe também, são corpos em movimento de forma coordenada, que exige dos participantes uma enorme coordenação motora e equilíbrio para acompanhar todos os passos sem perder o ritmo da coreografia, e a beleza da apresentação.
Com um olhar educativo, considero de extrema importância este tipo de atividade para desenvolver noções de lateralidade, de tempo, ritmo, expressão, entre outras potencialidades de qualquer individuo, e que existem muitas possibilidades de comunicação que podem e devem ser exploradas com o uso das mídias.
E a relação deste trabalho com o processo educativo e a utilização dos recursos tecnológicos nos faz acreditar que é possível construir saberes de maneira harmônica com estratégias diversas e em equipe. E pode fazer a diferença, pois todos os alunos podem demonstrar a sua capacidade por meio destas ferramentas, bem como as mesmas podem estimular a potencialidade deles. O professor comprometido tem que ser um constante pesquisador e sempre buscar inovações e fazer adaptações para dar mais sabor em suas aulas.

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIENCIA

. 6 - REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
Com o objetivo de proporcionar a sensibilização sobre a valorização da identidade negra e a diversidade de raças que originou o povo brasileiro, essa aula foi planejada para um publico alvo de alunos de 3 Ano das séries iniciais.Conforme consta no documento, serão desenvolvidas aproximadamente duas aulas para alcançar resultados satisfatórios, conforme o esperado.
Inicialmente, foi desenvolvido entre os cursistas e professores: Professora regente da sala Patrícia, e como ajudantes: Josenilde e Eduardo, procurando na medida do possível integrar as disciplinas de Linguagem, de Artes e de Historia.
Em primeiro momento foi realizada uma entrevista oral para observação os possíveis problemas raciais existentes entre o publico e para conhecimento prévio do perfil da clientela e identificar a bagagem que teriam sobre determinado conteúdo, que facilitaria as dos eventuais intervenções necessárias.
Logo a turma se mostrou muito interessada pelo assunto, também contribuíram enriquecendo a aula com diversidade cultural, tais como: danças, comidas, raças, religiões, e até resgataram alguns conhecimentos que foram aplicados anteriormente em comemorações de datas especificas.
Os alunos demonstraram curiosidade enquanto todos os professores se posicionavam a respeito da temática. E logo após a exposição do filme “A Menina Bonita do Laço de Fita” o clima da sala ficou incontrolável, porque todos queriam falar referenciando o filme com pontos de discriminação, preconceito quanto às diferenças raciais, entre outros, que ocorriam no espaço escolar e até em suas vidas.
Em seguida, foi colocado para apreciação e para cantar a musica “O Conto das Três Raças com Clara Nunes. Na oportunidade fez-se a discussão sobre a música e houve momento para as crianças se expressarem através da dança.
Considerando que somos co responsáveis para desmitificar o preconceito racial das escolas e oportunizar espaço para reflexão para haver mudanças na escola e na sociedade, pode-se afirmar que este trabalho correspondeu de forma satisfatória com o objetivo proposto.
A nossa sugestão é que em outras aulas possam continuar com este trabalho de forma interdisciplinar e que com esta inovação os alunos possam melhorar ainda mais quanto à aquisição de conhecimentos e ampliar sua sensibilização a respeito do problema.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MÓDULO - IV

Apontamentos sobre a História do Negro no Brasil.




Com o objetivo de proporcionar a sensibilização sobre a valorização da identidade negra e a diversidade de raças que originou o povo brasileiro, essa aula foi planejada para um publico alvo de alunos de 3 ANO das series iniciais.Conforme consta no documento serão desenvolvidas aproximadamente duas semana de aula para alcançar resultados satisfatórios, conforme o esperado.
Inicialmente, foi desenvolvido entre os cursistas e professores: Professora regente de sala Patrícia, e como ajudantes: Josenilde e Eduardo, procurando na medida do possível integrar as disciplinas de Linguagem, de Artes e de Historia.
Em primeiro momento foi realizada uma entrevista oral para observação os possíveis problemas raciais existentes entre o publico e para conhecimento prévio do perfil da clientela e identificar a bagagem que teriam sobre determinado conteúdo, que facilitaria as dos eventuais intervenções necessárias.
Logo a turma se mostrou muito interessada pelo assunto, também contribuíram enriquecendo a aula com diversidade de cultural, tais como: danças, comidas, raças, religiões, e até resgataram alguns conhecimentos que foram aplicados anteriormente em comemorações de datas especificas.
Os alunos demonstraram curiosidade enquanto todos os professores se posicionavam a respeito da temática. E logo após a exposição do filme “A Menina Bonita do Laço de Fita” o clima da sala ficou incontrolável, porque todos queriam falar referenciando o filme com pontos de discriminação, preconceito quanto às diferenças raciais, entre outros, que ocorriam no espaço escolar e até em suas vidas.
Em seguida, foi colocado para apreciação e para cantar para cantar a musica “O Conto das Três Raças com Clara Nunes. Na oportunidade fez-se a discussão sobre a música e sobre a cultural de algumas raças. Houve momento para as crianças se expressarem através da dança, entre outras expressões.
Considerando que somos co responsáveis para desmitificar o preconceito racial das escolas e oportunizar espaço para reflexão para haver mudanças na escola e na sociedade, pode-se afirmar que este trabalho correspondeu de forma satisfatória com o objetivo proposto e o resultado foi consolidado através de um vídeo e divulgado, entre os alunos e através de blogs.
A nossa sugestão é que em outras aulas possam continuar com este trabalho de forma interdisciplinar e que com esta inovação os alunos possam melhorar ainda mais quanto à aquisição de conhecimentos e ampliar sua sensibilização a respeito do problema.




MODULO – III LONGO PERIODO DE ESCRAVIDÃO

Através do Regime Escravocrata brasileiro, a classe negra que vivia sob a opressão dos seus donos passava por situações desumanas de abusos morais, pessoais, entre outros. Mesmo com esta vida árdua com jornada dupla de trabalho que necessitava de grandes esforços e muitas vezes eram severamente punidos até mesmo com castrações, chicoteadas e com vidas, nunca se entregaram aos caprichos dos feitores ou de seus donos.
Quando não suportavam tamanha ignorância, preferiam atentar contra sua própria vida ou provocava rebeliões, do que ser obedientes ás agressões desumanas. Segundo estudiosos suas manifestações culturais eram voltadas às ações de resistência e os quilombos serviam de ponto de apoio de grandes ações contra as orientações escravocratas.
Esse longo período de escravidão se atribui ao fato de que desta exploração do trabalho escravo foi conquistado grandes riquezas que teve excelente participação no desenvolvimento econômico da humanidade. Mesmo não obtendo lucros sobre os produtos do seu trabalho eles tinham que descobrir novas formas e técnicas rentáveis de produção e, sendo assim não podiam seres liberados facilmente e por este motivo foi longo o período de escravidão.

MODULO II - POLITICAS AFIRMATIVAS

Com a vinda dos negros do outro lado do Atlântico enriqueceu a historia brasileira, pois além de mão de obra contribuíram com seus costumes, com sua rica cultura Africana, entre outros. Desde seus primórdios quilombos e até na atualidade é evidente a constituição sólida de organizações sócias e lutas pela conquista do espaço da classe negra.
Ao longo do tempo os movimentos sociais e forças vindas de políticas publicas contra estereótipos e discriminação racial deu um novo cenário brasileiro em relação a evolução contra o reforço às diferenças sociais em vários aspectos.
Com a Ação de Expressão Afirmativa está causando uma verdadeira evolução, com inúmeras conquistas e até mesmo, reconhecimento publico. As áreas que estão em destaque são: trabalho, onde algumas empresas adotam medidas que visam à valorização profissional e a extinção da discriminação; relação de gêneros, onde desigualdade está sendo superada, a cada dia a mulher se destaca no mercado social, como prova disso temos uma Presidente que governa o nosso País; pode-se citar a garantia de cotas oferecidas por Universidades e através de concursos públicos ás diferenças raciais, necessidades especiais, entre outros para ingresso e provimento de vagas.
Outro fator relevante é o olhar diferenciado aos indígenas, com progressão funcional, capacitações, educação, assistência e tratamento de saúde e a inclusão desta classe nos últimos tempos. Com alguns conjuntos de ações direcionadas à esta problemática está articulando e proporcionando cada vez mais i inclusão social em diversos níveis.