Apontamentos sobre a História do Negro no Brasil.
Com o objetivo de proporcionar a sensibilização sobre a valorização da identidade negra e a diversidade de raças que originou o povo brasileiro, essa aula foi planejada para um publico alvo de alunos de 3 ANO das series iniciais.Conforme consta no documento serão desenvolvidas aproximadamente duas semana de aula para alcançar resultados satisfatórios, conforme o esperado.
Inicialmente, foi desenvolvido entre os cursistas e professores: Professora regente de sala Patrícia, e como ajudantes: Josenilde e Eduardo, procurando na medida do possível integrar as disciplinas de Linguagem, de Artes e de Historia.
Em primeiro momento foi realizada uma entrevista oral para observação os possíveis problemas raciais existentes entre o publico e para conhecimento prévio do perfil da clientela e identificar a bagagem que teriam sobre determinado conteúdo, que facilitaria as dos eventuais intervenções necessárias.
Logo a turma se mostrou muito interessada pelo assunto, também contribuíram enriquecendo a aula com diversidade de cultural, tais como: danças, comidas, raças, religiões, e até resgataram alguns conhecimentos que foram aplicados anteriormente em comemorações de datas especificas.
Os alunos demonstraram curiosidade enquanto todos os professores se posicionavam a respeito da temática. E logo após a exposição do filme “A Menina Bonita do Laço de Fita” o clima da sala ficou incontrolável, porque todos queriam falar referenciando o filme com pontos de discriminação, preconceito quanto às diferenças raciais, entre outros, que ocorriam no espaço escolar e até em suas vidas.
Em seguida, foi colocado para apreciação e para cantar para cantar a musica “O Conto das Três Raças com Clara Nunes. Na oportunidade fez-se a discussão sobre a música e sobre a cultural de algumas raças. Houve momento para as crianças se expressarem através da dança, entre outras expressões.
Considerando que somos co responsáveis para desmitificar o preconceito racial das escolas e oportunizar espaço para reflexão para haver mudanças na escola e na sociedade, pode-se afirmar que este trabalho correspondeu de forma satisfatória com o objetivo proposto e o resultado foi consolidado através de um vídeo e divulgado, entre os alunos e através de blogs.
A nossa sugestão é que em outras aulas possam continuar com este trabalho de forma interdisciplinar e que com esta inovação os alunos possam melhorar ainda mais quanto à aquisição de conhecimentos e ampliar sua sensibilização a respeito do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário