Com a vinda dos negros do outro lado do Atlântico enriqueceu a historia brasileira, pois além de mão de obra contribuíram com seus costumes, com sua rica cultura Africana, entre outros. Desde seus primórdios quilombos e até na atualidade é evidente a constituição sólida de organizações sócias e lutas pela conquista do espaço da classe negra.
Ao longo do tempo os movimentos sociais e forças vindas de políticas publicas contra estereótipos e discriminação racial deu um novo cenário brasileiro em relação a evolução contra o reforço às diferenças sociais em vários aspectos.
Com a Ação de Expressão Afirmativa está causando uma verdadeira evolução, com inúmeras conquistas e até mesmo, reconhecimento publico. As áreas que estão em destaque são: trabalho, onde algumas empresas adotam medidas que visam à valorização profissional e a extinção da discriminação; relação de gêneros, onde desigualdade está sendo superada, a cada dia a mulher se destaca no mercado social, como prova disso temos uma Presidente que governa o nosso País; pode-se citar a garantia de cotas oferecidas por Universidades e através de concursos públicos ás diferenças raciais, necessidades especiais, entre outros para ingresso e provimento de vagas.
Outro fator relevante é o olhar diferenciado aos indígenas, com progressão funcional, capacitações, educação, assistência e tratamento de saúde e a inclusão desta classe nos últimos tempos. Com alguns conjuntos de ações direcionadas à esta problemática está articulando e proporcionando cada vez mais i inclusão social em diversos níveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário